Honest Box - A Economia Sagrada
Atualizado: 23 de dez. de 2022
Conhecemos o conceito “Honest Box” através da Andrea Fortes, pioneira neste movimento no Brasil. O nome não é novo, mas sua aplicação sim. Pesquisadores sociais modernos como Charles Eisenstein e Dominic Barter falam disso há tempos e modernizaram o termo aplicando-o através de abordagens onde a confiança é a base do processo.
Eisenstein em seu livro de 2011, Sacred Economics (ou Economia Sagrada), fala de um modelo econômico pautado no pensamento sistêmico colaborativo.
“Uma nova história está surgindo, a "História do Interser", uma visão de mundo com a qual não separa, inclui.
Você já deve ter visto ou escutado falar que em alguns lugares – geralmente bem longe das grandes metrópoles, artesãos e agricultores costumam deixar seus produtos na porta sem ninguém vigiando com uma caixinha para que quem levar o produto deixe o dinheiro?
Este é o conceito Honest Box e assim como o E-Star chega com novas possibilidades de autodesenvolvimento através de um aplicativo de celular, este ano, o programa das noites santas criado por Luciana Pinheiro e Marília Mäder em 2020, denominado “Catedral do Amor,” será oferecido a partir deste princípio da Economia Sagrada.
Desta forma todos que quiserem somar a este movimento estão convidados a participar e a contribuir como e se puderem contribuindo espontaneamente de acordo com o valor que julgarem justo e dentro das suas capacidades, para o material e o trabalho oferecidos.
Confiamos que os recursos financeiros virão para que o impulso da Catedral do Amor e do E-Star possam continuar vivificando e alcançando cada vez mais os sonhadores da nova Terra, pois como disse Andrea Fortes:
“Os patrocinadores de sonhos e de possibilidades que oportunizam o novo, com recurso físico, mas também anímico, são os que arriscam sem subsídios ou garantias. Um maker, empreendedor, um visionário, alguém que constrói o novo, nunca faz a conta, porque, como ter um filho, essa conta não fecharia.”
Confiamos que os recursos chegarão através da sua contribuição espontânea quanto, como e quando você puder.
Gratidão,
Luciana Pinheiro e Marília Mäder